Bibliografia

Eis alguns livros e artigos que me inspiraram e que recomendo a qualquer um.

Sobre a evolução espiritual

Echart Tolle escreveu dois livros : The power of now, traduzido em português como "O poder do agora" e A new Earth, traduzido em português como "Um novo mundo". Neles, fala sobre a alma e o despertar da consciência. Usa uma linguagem simples e acessível, e apresenta técnicas e exercícios espirituais que podem ser aplicados no dia-a-dia para melhorarmos a nossa lucidez e para acedermos ao transcendental.

Alexandra Solnado escreveu vários livros com mensagens espirituais que recebeu de Jesus Cristo. Na minha modesta opinião, estas mensagens emanam uma extraordinária sabedoria, ancestral e ao mesmo tempo contemporânea. Alexandra ensina-nos como meditar, como entrar em contacto com o nosso eu superior, como limpar o nosso ser energético. No seu projecto, dá cursos de espiritualidade e desenvolvimento pessoas, e vários terapeutas fazem limpezas espirituais e terapia da alma.

Sobre a vida depois da morte

O neurocirurgião Manuel Domingos, presidente da Associação Portuguesa de Neuropsicologia, escreveu um livro intitulado "Relatos Verídicos - Experiências de Quase-Morte", publicado pela Ésquilo. Contém relatos de personalidades portuguesas e estrangeiras que estiveram muito perto da morte e depois voltaram.

Ver também os livros de Alexandra Solnado citados anteriormente.

Sobre a vida de casal

"Os 7 princípios do casamento" de John Gottman, editado em português pela Biblioteca Pergaminho. É um livro excelente que recomendo a qualquer casal, mesmo que a relação pareça perfeita.

Sobre doenças

Os médicos americanos M. Roizen e M. Oz escreveram uma série de livros sobre o funcionamento do nosso organismo. Quem costuma ver o espectáculo da Oprah lembra-se com certeza do doutor Oz. O nome da série é "YOU - user manual". Esses livros foram traduzidos para português e publicados pela Editora ASA sob o nome "YOU - manual de instruções". Há um vermelho (generalista), um azul (sobre dietas), um roxo (sobre beleza), um branco (sobre gravidez e bebés), e por aí fora. Os livros estão escritos numa linguagem acessível, possuem rigor científico, e beneficiaram duma tradução de boa qualidade. Creio que qualquer pessoa consegue ler e perceber as noções e os conselhos contidos nesses livros.

Lise Bourbeau escreveu dois livros, "Escuta o teu corpo" e "O teu corpo diz AMA-TE". Neles,  trata da metafísica do corpo humano e das suas doenças, dando conselhos sobre como compreendermos as mensagens que o nosso corpo nos envia através de doenças e desfunções.

O neuropsicólogo David Servan-Schreiber escreveu um livro sobre a sua própria luta contra o cancro, "Anticancro – Uma nova maneira de viver". O seu último livro, "Antes de dizer adeus", foi escrito quando já a doença estava a vencê-lo. Ver igualmente o artigo publicado no jornal Público em 2010, em que diz : Eu não sou uma experiência científica. O que digo no meu livro não se baseia no sucesso ou no fracasso do meu caso pessoal – e ainda bem. Não possuo nenhum método garantido a 100 por cento, não sei o que me irá acontecer daqui a três meses ou três anos. Mas isso não altera a validade do que digo. Outro artigo no jornal Público em 2011 sobre a sua morte.

Culinária e nutrição

O "Caderno de receitas para o dia a dia", escrito por Anca-Maria, contém receitas fáceis e saudáveis, sem carne, apenas legumes, peixe e marisco. As receitas são adaptadas para eliminar as fontes de mau colesterol.

Outros assuntos

No jornal Público apareceu em 2011 um artigo sobre o dançarino Pablo Veron e o seu amor para o tango argentino.